12 de Setembro de 2009

Lasanha de Espinafres e Queijo Ricota


Ingredientes:
1 molho grande de espinafres
1 Embalagem de assa para lasanha fresca
500gr de queijo ricota
1 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
Queijo da Ilha ralado q.b.

Molho de tomate:
1kg de tomates chucha maduros
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1dl de vinho branco
1 raminho de manjericão
sal e pimenta q.b.

Molho Branco:
meio litro de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha maizena
1 gema
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação:
Comece pelo molho de tomate, escalde os tomates em água quente e tire-lhes a pele e as grainhas, pique-o, pique a cebola e o alho.
Num tacho deite o azeite e refogue nele a cebola e o alho, junte o tomate picado e deixe refogar em lume brando até o tomate desfazer bem, vá juntando aos poucos o vinho para que o tomate não pegue no fundo do tacho, quando já estiver bem desfeito junte o manjericão picado e tempere de sal e pimenta, reserve.
Prepare agora os espinafres, escolha as folhas de espinafre, lave e escorra.
Num tacho deite o azeite, o alho picadinho, junte as folhas de espinafre refogue ate as folhas amolecerem, junte então o queijo ricota, e mexa até ficar tudo muito bem incorporado, tempere de sal e pimenta a gosto, reserve.
Prepare agora o molho branco, num tachinho deite o leite, a farinha maizena, a gema batida e a margarina, leve ao lume mexendo sempre até engrossar, tempere com sal, pimenta e noz-moscada, retire do lume e reserve.
Agora vamos montar a lasanha, numa travessa de levar ao forno comece por deitar uma camada de molho de tomate, em seguida uma folha de lasanha, depois uma camada de espinafres, uma camada de molho de tomate e uma de molho branco, outra folha de lasanha e assim sucessivamente até acabar os ingredientes, a ultima camada é de lasanha e molho branco por cima.
Depois de montada a lasanha deite por cima o queijo da ilha ralado.
Leve ao forno a 200ºC por 30 minutos ou até estar bem douradinho e gratinado.

0 comentários: