26 de fevereiro de 2009

Dourada Niçoise

Tinha esta receita num dossier que era da minha sogra, esta entre outras são recortes de revistas já muito antigas, esta receita é da Teleculinária, não sei de que data ao certo mas como outras que aqui tenho deve ser dos anos 70,
e hoje fiz este peixe no forno muito bom e simples de preparar.
Experimentem e vão ficar surpreendidos, eu fiquei.


Ingredientes:
1 Dourada grande (eu usei uma por pessoa porque eram pequenas)
0,5 Kg de tomates maduros
1 Colher (sopa) de margarina
3 Colheres (sopa) de azeite
1 Cebola média
2 Dentes de alho
1 Raminho de salsa
1 dl de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
50 g de azeitonas pretas sem caroço
1 kg de batatinhas pequenas
2 Ovos cozidos


Preparação:
Amanhe e lave o peixe.
Dê-lhe uns golpes transversais nos lombos e tempere com sal e pimenta.
Lave os tomates corte em pedaços e deite no triturador com as cebolas e os dentes de alhos cortados grosseiramente, junte metade do ramo de salsa, o vinho branco e o azeite, triture tudo muito bem até ficar um puré.
Junte a este puré as azeitonas cortadas em pedaços e tempere com sal e pimenta.
Descasque as batatinhas e lave.
Unte um tabuleiro de ir ao forno com metade da margarina e disponha nele o peixe e as batatinhas, regue tudo com o molho de tomate.
Espalhe por cima a restante margarina.
Leve ao forno entre 30 a 40 minutos.
Entretanto coza os dois ovos.
Quando pronto retire o tabuleiro do forno e polvilhe com os ovos picados e a restante salsa também picada.

Bom Apetite.

0 comentários: